21 de jul. de 2009





A primeira edição do projeto Arte na Terça, realizada no dia 14 de julho pelo Coletivo Cultural Dirrocha com apoio da secretaria municipal de cultura, prefeitura municipal de Pedreiras e da empresa de transporte Rapizódio foi um sucesso. O evento ocorreu na Praça Correia de Araújo e contou com a participação da banda Resgate, grupo de teatro Paz e Bem e, vindo de São Luís, a banda Na Roça.


As apresentações aconteceram sobre um palco nas encostas da escadaria da Igreja São Benedito numa das áreas mais bonitas da cidade, e o público se impressionou com a energia da galera que fez esta primeira edição do projeto Arte na Terça. De acordo com Jonhy, as outras edições do projeto acontecerão na 3ª semana de todo mês


Sempre na Praça Correia de Araújo e o objetivo é formação de público e artistas interessados em participar de projetos como este.

Quem abriu a noite foram os meninos (nem tão meninos assim) da banda Resgate, que neste show não contou com seu guitarrista e violonista Victor, que por motivos desconhecido da parte desse que vus escreve, não pode comparecer ao show. A banda se apresentou como um trio e como sempre levou o publico presente a cantar e relembrar a época de ouro da musica brega.
Apesar da competência dos seus integrantes e de ter a platéia na mão durante toda a apresentação, é notória a falta que o Victor faz a banda, as partes instrumentais que é uma das marcas registradas do grupo, ficaram de fora nesta apresentação.
















Logo depois, veio a galera do Paz e Bem, destilar seu humor e sarcasmos sobre o poder jurídico na peça “E Agora Juiz”. O publico que ate então estava sentado, logo se levantou e passou interagir com os atores, algo já corriqueiro nos espetáculos dessa intrépida trupe.
O grupo que já tem um serie de peças consagradas junto ao publico de Pedreiras e Região, mostrou mas uma vez que o riso pode levar a reflexões seriíssimas e o sarcasmo ainda é uma arma poderosa contra a demência social em que vivemos.
















Na Roça O músico e jornalista Bruno Barata, foi a Pedreiras com a banda Na Roça, formada semanas antes e batizada na estrada. A Na Roça fez sua estréia tocando algumas músicas de um cd-demo de Bruno Barata, lançado em 2007, além de intervenções psicodélicas, citações da música contemporânea e novas músicas, realizadas com Barata na guitarra, voz e gaita, Antônio na percussão e Yuri Breis nas flautas, voz e efeitos. Barata levou ainda para o evento um fanzine, intitulado novesfora, com poesias que ele costuma publicar no Floema, seu blog.

















  • PALESTRA/BATE PAPO

Outra atividade realizada pelo Coletivo Dirrocha, em parceria com a turma Na Roça foi um bate-papo sobre o momento cultural atual e aspectos importantes na produção musical dos artistas, a questão da atuaçao e organizaçao dos varios coletivos culturais espalhadas pelo Brasil, além de aspectos práticos da assessoria de imprensa, incursões criativas na escola, entre outros caminhos que o bate-papo trouxe para os questionamentos de uma forma bastante animada. O bate-papo rolou no dia 15 de julho, no Colégio Oscar Galvão.

Novos Projetos Agora os próximos passos serão dados com a realização da 2ª edição do Projeto Arte na Terça, no dia 18 de agosto, o Osama Fest, em setembro e ainda com uma ida da Irmãos Riambaque a São Luís, em agosto, para a realização de um show com a Na Roça, no centro histórico da cidade. Para conferir mais: Coletivo Dirrocha: http://www.cdirrocha.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara, o Arte na Terça foi muito massa. Agora sim Pedreiras vai pegar fogo. Com certeza o Dirrocha está colocando a cidade de Pedreiras pra ferver...e com toda certeza vai colocar todo o estado pra sentir uma nova forma de organização e intervenção a partir da arte. Eu estou com vocês... é Dirrocha mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir